Como escreve pré-natal na nova ortografia?

Quais palavras perderam o hífen na nova ortografia?

*Exceções: Não se usa o hífen em algumas palavras que perderam a noção de composição, como girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista, paraquedismo.

Quais palavras continuam com hífen?

Em palavras compostas por espécies botânicas e zoológicas: couve-flor, bem-te-vi, bem-me-quer, eva-do-chá, abóbora-menina, erva-doce, feijão-verde. 3. Nos compostos com elementos além, aquém, recém e sem: além-mar, recém-nascido, sem-número, recém-casado, aquém-fiar, etc.

Quando devemos usar o hífen?

O que é e quando usar o hífen?

  1. unir palavras compostas;
  2. juntar pronomes oblíquos e algumas formas verbais representadas por mesóclise e ênclise;
  3. separar as sílabas de um dado vocábulo;
  4. ligar algumas palavras precedidas de prefixos.

Quais palavras não tem mais hífen?

Não se usa hífen após os prefixos que terminam com vogal diferente daquela que inicia o segundo elemento da palavra composta: autoestrada, extraoficial etc. Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento se inicia com “r” ou “s”, dobramos o “r” ou “s”: suprarrenal, semisselvagem etc.

Quais as palavras que mudaram a grafia com o tempo?

Alguns exemplos são as palavras fruto (em vez de fructo), sinal (signal), sábado (sabbado), tesouro (thesouro) idade (edade), igreja (egreja), máquina (machina), filosofia (philosofia), manhã (manhan) e química (chimica).

O que muda com o novo acordo ortográfico?

Perdem o hífen as palavras com prefixos de duas sílabas e terminados em vogal, quando a palavra seguinte não começar com “h” ou com vogal igual à última do prefixo. Inclusive, se o segundo elemento começar com “r” ou “s”, a letra deve ser dobrada.

O que mudou na ortografia 2023?

Vale ressaltar que após o Novo Acordo Ortográfico, sofreu uma alteração onde foram incluídas as letras “K, “W” e “Y”. Assim, as letras oficiais do Alfabeto passaram de 23 para 26.

O que perdeu o hífen?

O hífen deixa de ser usado em todos os casos em que o prefixo terminar com vogal e o segundo elemento começar com uma vogal diferente. Exemplo: antiácido; autoestrada; hidroelétrica.

Que palavra deve apresentar hífen em sua escrita?

Inclusão de hífen em palavras compostas quando o primeiro elemento termina com a mesma consoante com que se inicia o segundo elemento. Inclusão de hífen em palavras compostas quando o primeiro elemento termina com a mesma vogal com que se inicia o segundo elemento.

Como colocar o hífen na redação?

Usa-se hífen com os prefixos EX, SEM, ALÉM, AQUÉM, RECÉM, PÓS, PRÉ, PRÓ. Exemplos: recém-formado, pré-vestibular e pós-pago. O hífen é indispensável, também, quando o prefixo termina com a mesma vogal que inicia a palavra. Exemplo: anti-inflamatório.

Qual é o acordo ortográfico mais recente?

O novo acordo ortográfico visa unificar a escrita nos diversos países falantes do português. Em vigor no Brasil desde 2009, o seu uso passou a ser obrigatório a partir do dia um de janeiro de 2016.

Quais são as novas regras ortográficas?

Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas. – Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo. – O (i) ou (u) tônicos dos hiatos, não antecedidos de ditongos também continuarão acentuados.

Qual o novo acordo ortográfico mais recente?

Entre as principais mudanças, está a ampliação do alfabeto oficial para 26 letras, com o acréscimo do k, w e y. As letras já são usadas em várias palavras do idioma, como nomes indígenas e abreviações de medidas, mas estavam fora do vocábulo oficial.

Qual é o Acordo Ortográfico mais recente?

O novo acordo ortográfico visa unificar a escrita nos diversos países falantes do português. Em vigor no Brasil desde 2009, o seu uso passou a ser obrigatório a partir do dia um de janeiro de 2016.

Porque guarda-chuva tem hífen?

Para acabar de vez com esse questionamento, o GUIA DO ESTUDANTE responde: “guarda-chuva” se escreve assim, com hífen! Explicamos o porquê. Guarda-chuva é uma palavra composta por justaposição, ou seja, pela junção de duas ou mais palavras sem que ocorra variação sonora ou ortográfica.

O que pode substituir a vírgula?

O travessão, que é representado graficamente por um hífen prolongado (–), substitui parênteses, vírgulas, dois-pontos.

Quando separar palavras com hífen?

Utiliza-se hífen para separar uma palavra composta sempre que a segunda for um substantivo e quando ambas formarem um único conceito ou significado. O Auxílio-Gás, embora importante, constitui um programa social complementar do governo federal. Utiliza-se hífen para indicar a ligação de tempo entre dois termos.

Qual o Novo Acordo Ortográfico mais recente?

Entre as principais mudanças, está a ampliação do alfabeto oficial para 26 letras, com o acréscimo do k, w e y. As letras já são usadas em várias palavras do idioma, como nomes indígenas e abreviações de medidas, mas estavam fora do vocábulo oficial.