Como fazer uma redação oficial para concurso?

Como deve ser uma redação oficial?

Características: Impessoalidade, uso do padrão culto da língua, concisão e clareza, formalidade e uniformidade (decorrem do artigo 37 da CF “LIMPE”). O texto oficial dever ser inteligível e transparente pela sua finalidade de informar ou regular a conduta do cidadão.

O que é redação oficial exemplos?

O que é redação oficial? Redação oficial é a maneira como o Poder Público redige seus atos normativos e comunicações. É a forma como devem ser escritos os ofícios, despachos, memorandos, portarias e demais textos da administração pública.

Qual a fonte usada na redação oficial?

Times New Roman

Fonte. Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé.
Em cache

Como elaborar um documento oficial?

Em um documento oficial, é necessário que a sua estrutura contenha introdução, apresentando o objetivo do documento; o desenvolvimento, onde o assunto será detalhado; bem como uma conclusão, de modo a afirmar a posição sobre o assunto.

Como finalizar uma redação oficial?

Em português, essa expressão corresponde à redução “A/C” (Ao cuidado de). Segundo a Academia Brasileira de Letras, a redução de Atenciosamente é “At. te”.

Quais são os pronomes de tratamento utilizados na redação oficial?

Ainda na terceira edição do MRPR (2018), lemos que quando o destinatário for um particular, no vocativo, pode-se utilizar Senhor ou Senhora seguido do nome do particular ou pode-se utilizar o vocativo Prezado Senhor ou Prezada Senhora.

Como iniciar o texto de um ofício?

Nome/qualificação ou setor a quem/ ao qual se dirige o ofício. Nome da pessoa que remete o ofício. Informação do teor do ofício (solicitação de documentos, informações ou envio de algum anexo, por exemplo). Data e local.

Onde fica o vocativo na redação oficial?

2 – No vocativo: é utilizado no início do texto do documento, de modo a dirigir-se ao destinatário, sendo o vocativo seguido por vírgula. Por exemplo, ao escrever um documento a um Ministro de Estado, é necessário colocar no início do seu texto: “Senhor Ministro, “.

O que se estuda em redação oficial?

A Redação Oficial diz respeito às regras e princípios que precisam ser seguidos para a criação de portarias, memorandos, despachos, ofícios, bem como outras formas de comunicação do Poder Público, tanto de maneira interna como também para o público.

Qual frase usar para finalizar uma redação?

O que são conectivos de conclusão?

  • Assim;
  • Assim sendo;
  • Conclui-se;
  • Dessa forma;
  • Dessa maneira;
  • Desse modo;
  • Diante disso;
  • Diante do exposto;

Qual frase terminar uma redação?

12 conectivos de conclusão (com exemplos)

  1. Conclui-se. Sinônimos: depreende-se, infere-se, percebe-se. …
  2. Desse modo. Sinônimos: assim sendo, dessa forma, dessa maneira. …
  3. Dessa forma. Sinônimos: à vista disso, então, por isso. …
  4. Destarte. Sinônimos: assim, consequentemente, logo. …
  5. Diante disso. …
  6. Diante do exposto. …
  7. Em síntese. …
  8. Em suma.

Quem pode ser chamado de Vossa Excelência?

Vossa Excelência: significado

É direcionado para o Presidente da República, ministros, senadores, embaixadores e outros altos cargos. Importante ressaltar que, quando utilizado para se referir ao Presidente da República, o pronome não deve ser abreviado.

O que é vocativo na redação oficial?

Vocativos são termos isolados da oração que cumprem função de chamar a atenção do interlocutor ou colocá-lo em evidência no discurso. Por estarem isolados no enunciado, não exercem função de sujeito e nem de predicado, aparecendo separados do restante da oração por alguma pontuação, que normalmente é a vírgula.

Como escrever um ofício exemplo?

Com relação à estrutura, há no ofício:

  1. cabeçalho com informações do órgão/setor, endereço de correspondência e demais informações para contato;
  2. numeração do ofício e ano;
  3. local e data;
  4. corpo do texto com as informações sobre a solicitação, requerimento etc.;
  5. despedida (“atenciosamente”, “cordialmente” etc.);
  6. assinatura.

O que colocar no assunto do ofício?

Assunto: Indique o tema tratado. Quanto mais direto, objetivo e claro for, melhor. O Assunto busca direcionar o ofício internamente para quem de fato tenha a qualificação e responsabilidade em respondê-lo.

Quais pronomes usar na redação?

Na hora da argumentação, é preciso utilizar a terceira pessoa”, alerta a professora Sandra. Caso o candidato use pronomes como da primeira pessoa do singular ou plural, como eu, me, mim, meu/minha e comigo ou nós, nos, nosso ou conosco, ele pode perder pontos em sua redação.

O que é vocativo de 5 exemplos em frases?

Exemplos de vocativos

  • Professora, queremos saber as notas. …
  • Não diga dessa forma, Manuela! …
  • Oh, meu amor, isso não se faz. …
  • Veja, meu querido, que lindo lugar. …
  • Nesse momento, Luiz Paulo, deixe a luz acesa. …
  • Tivemos azar, amiga, de ninguém nos encontrar. …
  • Amanhã será, Dona Elisa, dia da festa (verbo e complemento)

O que são técnicas de redação?

A redação técnica é uma modalidade que envolve um conjunto de textos destinados à comunicação em empresas e órgãos públicos, visando à objetividade e agilidade da mensagem. A redação técnica envolve todos os gêneros textuais produzidos no contexto de comunicação entre empresas e repartições públicas.