Quantos maridos Iansã teve?

Quais foram os maridos de Iansã?

Iansã teve muitos casamentos e de cada marido ganhou uma coisa importante: De Ogum, o ferreiro divino, ganhou nove filhos e o direito de usar a espada para defender-se e defender os outros; De Oxaguiã, o jovem construtor, ganhou um escudo para proteger-se dos inimigos; De Exu, o mensageiro, ganhou o direito de usar a …
Em cache

Quem matou Iansã?

Daí Iansã ser a rainha do espírito dos mortos, a condutora dos eguns. Em outro de seus mitos, Iansã era companheira de Ogum, mas encantou-se por Xangô e abandonou Ogum, que a perseguiu. Ambos brigaram e Ogum cortou Iansã em nove pedaços, e esta dividiu-o em sete partes.

Qual o verdadeiro nome de Iansã?

Oiá (em iorubá: Oyá), também chamado Iansã, provém do nome do rio na Nigéria, onde seu culto é realizado, atualmente chamado de rio Níger. É uma divindade do fogo, como Xangô, mas também é relacionada ao elemento ar, regendo os raios.

Qual é o Exu de Iansã?

Alguns Exus de Iansã

: Exu 7 Chifres (de Oxalá=7; e de Yansã= chifre), Exu 7 Fagulhas (Oxalá, Xangô e Yansã), Exu Gira-mundo (de Oxalá e Yansã), Exu 7 Giras (de Oxalá e Yansã), Exu 7 Poeiras (de Oxalá, Omolu e Yansã), Exu Mangueira, Exu Corta Ferro (de Yansã e Ogum), Exu 7 Pedreiras (de Oxalá e Yansã).

Que animal representa Iansã?

Búfalo

Búfalo – representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.

O que os filhos de Iansã não pode comer?

Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).

Qual é o número de Iansã?

Seus números para sorte: 6 e 12. Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios. Rege a sedução, paixão e também os espíritos dos mortos. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe acarajé ou bobó de camarão.

Quantos filhos teve Iansã?

Os nove filhos de Iansã são: 1° Imalegã – Nasceu no primeiro dia da tempestade, Eboykó, arrancado do ventre de Oyá pelas YàMí (deusas da fertilidade), e foi envolvido por abanos.

Qual é a pomba gira de Iansã?

  • Iansã Grupo Ofa. 01:00. …
  • Pomba Gira Da Praia. Alabe Martin de Xango & Alabe Ivan d´ Beji. 01:00. …
  • Iansã Felipe de Oxalá …
  • Pomba Gira da Praia. Kimo de Obá & Marcelo de Xangô & Dani de Oxalá …
  • Iansã Amanda Cabral e Ayany Fiorillo. …
  • Pomba Gira da Estrada. Felipe de Oxalá …
  • Pombagira da Máfia. Alabê Arian. …
  • Pomba Gira Malvada. Bryan de avagan.

Quem Iansã protege?

Na umbanda, Iansã protege e livra os fiéis de todos os tipos de ataques, sejam de origem física, espiritual ou mental. Com uma história tão inspiradora, a Santa/Orixá tem os seus devotos no Brasil, entre eles Maria Bethânia. A cantora possui até mesmo uma música dedicada à Iansã, chamada 'Senhora do Raio e do Vento'.

O que Iansã gosta de beber?

Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.

Qual é a cor da Iansã?

A saudação dirigida à rainha das ventanias e das tempestades é Epa Heyi Oiá, que é a mesma coisa de dizer: “Olá, Iansã” ou “oi, Iansã”. Suas cores são o vermelho, marrom, amarelo e o rosa, suas contas são de cores amarela e vermelha.

Como Iansã se manifesta?

Algumas atribuem à Iansã uma imensa e terrível paixão por Xangô, sentimento esse que se manifestava através de sua eterna presença ao lado dele. Dado o seu caráter extrovertido, Iansã permaneceria ao lado de Xangô não só no dia-a-dia cotidiano, mas também nas guerras, nas caçadas e qualquer outra situação.

Porque Iansã abandonou os filhos?

Sua energia é de força, guerra e solução. Yansã jamais abandona um filho, pois é a grande mãe que nos educa em caminhos retos e corretos, fazendo com que seus filhos sejam tementes à lei da ação e reação, eliminando erros e retomando trajetórias sob influência da lei divina.

Qual é o lado negativo de Iansã?

Saúde: Iansã, por estar ligada aos elementos fogo e ar, de grande intensidade mental, pode “causar” em seus filhos, quando vibrando no negativo do Orixá por muito tempo, processos psíquicos de crises de identidade, perda de memória, bipolaridade, transtornos de personalidade, conjugados com crises psicológicas, de ira, …

Qual o perfume preferido de Iansã?

Um dos perfumes que melhor representa a sensualidade de Iansã que posso indicar neste breve artigo é Allure Sensuelle de Chanel, com sua carga picante e sensual assim como o arquétipo de Iansã.

Porque Iansã vira borboleta?

Reza à lenda que a transformação de Iansã em borboleta nasce do medo do temperamento de Xangô, e por conta disso procurou seu amigo Exu que a concedeu o poder de mutação em borboleta, toda vez que tivesse medo. Ela também apresentava outra transformação da fauna que era a magia de se transformar em búfalo, em segredo.

O que é um filho de Iansã não pode comer?

Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).