Quantos municípios tem Umuarama?

Qual a população de Umuarama em 2023?

Até o momento, o IBGE informa que o município está com 117.148 habitantes, em um levantamento iniciado em agosto e realizado por 70 recenseadores e 14 supervisores. “O encerramento do serviço de levantamento de dados foi no final de dezembro. Agora os agentes restantes estão se dedicando a encontrar essas pessoas.

Quantos distritos têm em Umuarama?

Em divisão territorial datada de 1991, o município é constituído de 6 distritos: Umuarama, Lovat, Perobal, Roberto Silveira, Santa Elisa e Serra dos Dourados.

Quantas casas tem em Umuarama?

Conforme o Censo de 2022, Umuarama tem 44.244 domicílios particulares permanentes ocupados e 8.055 não ocupados, com uma média de 2,64 moradores por domicílio ocupado. Os recenseadores visitaram 52.387 domicílios durante o levantamento de dados demográficos, realizado ao longo do ano.
Em cache

Qual a cidade mais próxima de Umuarama?

A cidade de Umuarama está localizada na região noroeste do Paraná, próxima às cidades de Cianorte (80 km), Goioerê (74 km), Guaíra (113 km) e Maringá (156 km).

Em que ano Umuarama foi fundada?

26 de junho de 1955

Umuarama, 26 de junho de 1955”. Quando a cidade foi elevada a Município, o comerciante Walter Zanotto Lopes foi nomeado prefeito pelo então Governador do Paraná, Moisés Lupion.

Qual a economia de Umuarama?

O PIB da cidade é de cerca de R$ 3,7 bilhões de reais, sendo que 62,8% do valor adicionado advém dos serviços, na sequência aparecem as participações da indústria (17,5%), da administração pública (15,5%) e da agropecuária (4,2%).

Qual a maior avenida de Umuarama?

Estudos da Umutrans indicam que a Ângelo Moreira concentra um volume de tráfego cinco vezes maior que a Amapá. “Aquela é uma das principais vias da cidade, que conecta dois lados de Umuarama e é também uma das mais extensas.

Qual é a cidade mais antiga do Estado do Paraná?

Fundada em 1648, Paranaguá é a cidade mais antiga do Paraná e a principal do litoral.

Quem colonizou Umuarama?

O município de Umuarama foi colonizado pela Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná, em 1955. O nome é originário de um verbete da linguagem tupi-guarani que significa: lugar ensolarado, alto, de bom clima para encontro de amigos.

É bom morar em Umuarama?

O clima tropical é agradável e torna o município um ótimo lugar para se viver. A cidade atrai olhares de grandes investidores e está entre as 100 melhores para se investir no Brasil, segundo a revista Exame.

O que Umuarama produz?

A agricultura é o principal item responsável pelo crescimento das exportações, tendo o açúcar no topo da lista, seguido pelas carnes e o couro. Os produtos oriundos do campo tomam quase todos os 40 itens da relação emitida pela Secretaria de Comércio Exterior, mostrando a força e o potencial do agricultor do município.

Qual a idade da cidade de Umuarama?

Umuarama completa 65 anos de fundação no dia 26 de junho e tem muitos motivos para comemorar, especialmente pelo nível de desenvolvimento econômico e social que vem a cidade atingindo.

Quantos anos tem a cidade de Umuarama Paraná?

Comemorações do aniversário de 68 anos de Umuarama começam quinta-feira.

Qual é a cidade mãe do Paraná?

Castro

Considerada a “Cidade Mãe do Paraná”, Castro foi o primeiro município instituído na Província do Estado, em 1857. Alguns anos depois, em 1894, tornou-se a Capital paranaense por três meses, durante a Revolução Federalista.

Qual é a menor cidade do estado do Paraná?

Menor cidade do Paraná, Nova Aliança do Ivaí tem população que cabe dentro da Ópera de Arame; veja comparações

  • Nova Aliança do Ivaí tem 1.323 habitantes, segundo o Censo Demográfico 2022.
  • População caberia inteira dentro da Ópera de Arame, que tem capacidade para 1.572 espectadores.

Quantos anos tem o Umuarama?

Comemorações do aniversário de 68 anos de Umuarama começam quinta-feira.

Quem é o dono da fazenda Umuarama?

O Grupo Umuarama teve início em meados dos anos 70 quando Luiz Pereira Martins Pires, nascido no interior do Maranhão, comprou sua primeira fazenda no Estado do Pará, a qual levava na escritura o nome de Umuarama, palavra de origem da língua tupi que significa “lugar ensolarado para encontro de amigos” ou “lugar onde …

Por que morar em Umuarama?

Com 110 mil habitantes, Umuarama é conhecida por sua receptividade e pelo carinho com que acolhe visitantes de outras regiões e até do exterior. O clima tropical é agradável e torna o município um ótimo lugar para se viver.