Que eram as Encomiendas?

O que era a encomienda E o que era a mita?

A mita consistia em um trabalho compulsório onde parcelas das populações indígenas eram utilizadas para uma temporada de serviços prestados. Já a encomienda funcionava como uma “troca” onde os índios recebiam em catequese e alimentos por sua mão-de-obra.
Em cache

Quem são os encomenderos?

Os chamados 'encomenderos' reuniam os grupos indígenas nos seus locais de trabalho e neste espaço eles eram doutrinados por missionários que integravam, normalmente, as ordens religiosas mais comuns nesta época. Além de tudo, os nativos ainda tinham que prover as necessidades de seus doutrinadores.
Em cache

O que foi a encomienda Brainly?

A encomienda foi uma instituição colonial espanhola que dividia a posse dos povos nativos (que haviam sido escravizados) dentre os colonizadores, recebendo cada colonizador, a depender do tamanho do seu capital, sua origem e importância da sua família, um lote maior ou menor de índios.

O que foi a encomienda E o Repartimento?

O repartimiento era a distribuição dos índios, enquanto a encomienda definia aos encomenderos as responsabilidades de proteção e de evangelização dos índios. A encomienda era uma instituição medieval ligada ao domínio da terra na Europa. Na América, ela assumiu exclusivamente o domínio sobre a mão-de-obra.

Qual foi a mita?

A mita era uma instituição de origem inca, utilizada por essa civilização quando da formação de seu império, antes da chegada dos europeus. Consistia na exploração das comunidades dominadas, utilizando uma parte de seus homens no trabalho nas minas.

Como foi o mita?

A mita foi largamente aplicada nas minas e nas propriedades mais importantes, especialmente no Peru e na região conhecida como Alto Peru. Os nativos trabalhavam sob terríveis condições, expostos a enfermidades do pulmão, em conseqüência da atmosfera poluída e úmida.

Qual era o papel do encomendero?

O encomendero, como o nome indica, era o responsável pela encomienda, isto é, o arrendamento de terras concedido pela Coroa Espanhola a quem estivesse apto a administrá-las e fazê-las produzir bens.

Como era conhecido o sistema de encomienda na colonização espanhola?

Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”.

Qual a importância da encomienda?

Esta foi a primeira forma institucionalizada de trabalho e reunia aspectos da tradição senhorial ibérica com os costumes tributários pré-hispânicos. As encomiendas eram concedidas como um usufruto aos primeiros colonizadores, uma recompensa por serviços prestados ao rei.

O que é mita e encomienda Brainly?

Mita era o trabalho forçado na América espanhola. Encomienda era o trabalho indígena baseado nas trocas com os colonizadores.

Quais as características da encomenda?

A encomienda ficou caracterizada pelo largo uso de mãos de obra indígena, visto que o africano escravizado era caro e a população ameríndia era densa, sendo em 1518 de aproximadamente 8 milhões habitantes só na América Central.

Qual era a função do Chapetones?

Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos.

O que eram as Obrajes?

Os obrajes na América espanhola colonial, eram pequenas manufaturas que existiram de meados do século XVI ao século XIX, onde a maioria dos indígenas fabricava produtos têxteis, cada estabelecimento definia suas regras e condições de trabalho, algumas das quais constituíram abusos brutais contra os trabalhadores.

Quem utilizava a mita?

Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. Nesse sistema, amplamente empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios.

Quem fazia a mita?

No Vice-Reino do Peru, principalmente, os colonizadores aproveitam a mita, uma criação inca, a fim de garantir o trabalho dos indígenas para seus propósitos. A mita consistia numa prestação de trabalho que a população masculina fazia ao Inca. Geralmente, tratava-se de ajudar na construção de templos e caminhos.

O que foram os criollos?

Os criollos eram a elite americana descendente de espanhóis, excluída dos altos cargos dirigentes, embora constituíssem a classe dos grandes proprietários de terras, dos arrendatários de minas, dos comerciantes e dos pecuaristas.

Para que servem as colônias?

Visto que as colônias eram os territórios conquistados pela metrópole, a colônia de exploração servia como um gerador de lucro para a metrópole, que estava interessada em explorar os recursos da região conquistada e enviar todos os lucros obtidos para o país de origem.

Qual era o objetivo da encomienda?

A encomienda era uma instituição em vigor nos reinos de Castela e foi adaptada nas Índias (América). A encomienda permitia ao encomendero, um fidalgo espanhol, a cobrar tributos na forma de trabalho ou de bens materiais à determinada população indígena.