Quem é Arthur Maia presidente da CPMI?
Quem é Arthur Maia
Eleito deputado pela Bahia, Arthur Oliveira Maia é vice-líder do bloco formado por seu partido, União Brasil, PP, Federação PSDB/Cidadania PDT, PSB, Avante, Solidariedade e Patriota. Advogado de formação, tem 58 anos e está na Câmara desde 2011.
Em cache
Como ficou composta a CPMI de 8 de janeiro?
Composta por 32 membros — 16 senadores e 16 deputados federais (além de seus suplentes) —, a CPMI terá maioria de congressistas aliados do governo Lula.
Quem foi eleito presidente da CPMI hoje?
O deputado Arthur Maia (União-BA) foi eleito presidente.
Quem tem maioria na CPI do 8 de Janeiro?
PSD e União Brasil são maioria na CPI do 8 de Janeiro.
Quem é o presidente da CPMI 2023?
O deputado Arthur Maia (União-BA) foi eleito presidente.
Quem são os membros da CPMI de 8 de janeiro?
Senadores
- Izalci Lucas (PSDB-DF)
- Fernando Dueire (MDB-PE)
- Sergio Moro (União-PR)
- Styvenson Valentim (Podemos-RN)
- Giordano (MDB-SP)
- Professora Dorinha Seabra (União-TO)
- Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP)
- Angelo Coronel (PSD-BA)
Quantos votos são necessários para aprovar uma CPI?
Comissões Parlamentares de Inquérito
São criadas por Ato do Presidente para apurar fato determinado, mediante requerimento de pelo menos um terço dos parlamentares (32).
Quem é o presidente da Comissão de 8 de janeiro?
A CPMI que vai investigar os atos de 8 de janeiro está instalada. Nesta quinta-feira (25), senadores e deputados definiram a mesa que vai presidir os trabalhos. O deputado Arthur Maia (União-BA) foi eleito presidente.
Quem são os membros da CPMI?
Deputados
- Arthur Maia (União-BA)
- Duarte (PSB-MA)
- Amanda Gentil (PP-MA)
- Carlos Sampaio (PSDB-SP)
- Duda Salabert (PDT-MG)
- Paulo Magalhães (PSD-BA)
- Rafael Brito (MDB-AL)
- Aluisio Mendes (Republicanos-MA)
Quem escolhe a presidência da CPMI?
A CPMI contará com a participação de 16 senadores e 16 deputados e igual número de suplentes. No ato de instalação, serão eleitos o presidente e o vice-presidente do colegiado. O relator também deverá ser indicado nesta reunião.
Quem é o presidente da CPI do 8 de Janeiro?
Foram escolhidos o deputado federal Arthur Maia (União-BA) para a presidência da CPMI e a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) para a relatoria.
Qual é o significado da CPI?
Comissões Parlamentares de Inquérito
São criadas por Ato do Presidente para apurar fato determinado, mediante requerimento de pelo menos um terço dos parlamentares (32). Têm poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos em lei e no Regimento da Assembleia.
O que é uma CPI?
Uma Comissão Parlamentar de Inquérito é um órgão próprio do Poder Legislativo, instituído especial ou permanentemente, com os poderes de investigação similares aos judiciários, a fim de apurar, por prazo certo; fato ou fatos determinados, ligados a irregularidades, ilegalidades ou má gestão da coisa pública por seus …
Foi aprovada a CPI do dia 8 de Janeiro?
Em sessão conjunta do Congresso Nacional, deputados e senadores aprovaram a criação de uma CPMI para investigar atos de vandalismo do dia 8 de janeiro. Agora, os partidos vão indicar os integrantes da comissão, como informa o repórter Antonio Vital.
O que aconteceu no dia 08 de janeiro?
Os ataques de 8 de janeiro de 2023 em Brasília foram uma série de vandalismos, invasões e depredações do patrimônio público cometidos por uma multidão de bolsonaristas extremistas que invadiu o Palácio do Planalto, o Palácio do Congresso Nacional e o Palácio do Supremo Tribunal Federal com o objetivo de instigar um …
Quem é o presidente da CPMI hoje?
O deputado Arthur Maia (União-BA) foi eleito presidente.
O que é CPMI na política?
Conceitos Gerais: Comissão Mista e Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) . Tradução: Joint Parliamentary Committee of Investigation (CPMI) (Inglês); Comisión Parlamentaria Mixta de Investigación (CPMI) (Espanhol).
Quem tem maioria na CPMI?
CPMI do 8 de janeiro aguarda últimas indicações, mas tem maioria governista. A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro terá divisão parelha entre governistas e oposicionistas, com leve predominância dos aliados do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no colegiado.